quinta-feira, 29 de março de 2018

Sarampo


Vacinação – Sarampo – DGEstE/DGS

Solicita a DGS a divulgação da seguinte nota:

“A vacinação de acordo com o Programa Nacional de Vacinação é a principal medida de prevenção, é gratuita e está disponível para todas as pessoas presentes em Portugal.
O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas.
Importa assim garantir que toda a comunidade escolar esteja informada e alerta sobre os cuidados a ter.
Neste sentido a Direção-Geral da Saúde informa:
  1. O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde 4 dias antes 4 dias depois do aparecimento da erupção cutânea;
  2. Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal;
  3. Assim, recomenda-se:
  1. Verifique o seu boletim de vacinas; se necessário vacine-se e vacine os seus;
  2. Se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas ligue para o SNS24 – 808 24 24 24;
iii.    Se tem sintomas sugestivos de sarampo evite o contacto com outros e ligue para o SNS 24 – 808 24 24 24;
Em pessoas vacinadas a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso.
Com os melhores cumprimentos,
Maria Manuela Pastor Faria
Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares"


terça-feira, 20 de março de 2018

Dia Internacional da Felicidade - 20 de março

Resultado de imagem para dia da felicidade

"Este dia visa promover a felicidade das pessoas e mostrar como esse sentimento é fundamental para o bem estar das nações. Foi em 2013 que se comemorou pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.
Todas as pessoas procuram a felicidade. Os psicólogos salientam a importância da felicidade na vida das pessoas e a necessidade destas se conhecerem a si mesmas para conseguirem alcançar o bem estar desejado. Assim, a felicidade relaciona-se não só com a personalidade, mas também com a disposição e a forma de estar das pessoas."
(retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-felicidade)

O Portal SNS divulga - Vacinas para a Vida

imagem
imagem
A vacinação é a principal medida de prevenção, é gratuita e está disponível para todas as pessoas presentes em Portugal.

Não perca tempo! Consulte o seu Centro de Saúde e vacine-se!

Vacinas para a Vida!
Se tiver dúvidas, telefone para o SNS24: 808 24 24 24.

Vídeo alusivo à importância da vacinação:
Programa Nacional de Vacinação
imagem
O Programa Nacional de Vacinação é aplicado através de um Esquema Vacinal Recomendado a toda a população presente em Portugal, de acordo com a idade.

O esquema vacinal recomendado tem como objetivo obter a melhor proteção, na idade mais adequada e o mais precocemente possível.

Conheça o esquema vacinal recomendado do Programa Nacional de Vacinação:
Não sabe do seu boletim de vacinas? Saiba o que fazer
Tenha a sua vacinação e a da sua família em dia. Informe-se no seu centro de saúde e consulte a Área do Cidadão do Portal SNS, através dos seguintes passos descritos no vídeo:
1. Autenticação através do Portal SNS:
imagem
2. Acesso à área “Boletim de Vacinas” na área do Cidadão do Portal SNS
imagem
3. Consultar “Boletim de Vacinas”, com a possibilidade de enviar email e partilhar informação de forma acessível e segura.Consulte a tabela apresenta e a legenda, para identificar se tem vacinas em atraso
imagem
Com o registo eletrónico da vacinação, o boletim de vacinas passa a poder ser consultado online pelo cidadão, desde que esteja registado na Área do Cidadão do Portal SNS.
A desmaterialização do Boletim de Vacinas apresenta várias vantagens, nomeadamente, reduzir custos, evitar inconvenientes associados à perda do boletim em papel, facilitar a consulta do histórico de vacinação e melhorar a qualidade da informação. 

App MySNS Carteira
Desde 1 de novembro de 2017, o boletim de vacinas online está acessível na área do Cidadão do Portal SNS e também na App MySNS Carteira.

Pode agora consultar online as vacinas tomadas e saber as que ainda tem de tomar!
imagem

Inserida no processo de transformação digital, a App
MySNS Carteira – A Carteira eletrónica da Saúde incorpora o Boletim de Vacinas, tornando possível consultar as vacinas tomadas e
verificar as tomas seguintes.

A MySNS Carteira, aplicação do SNS, permite que os profissionais de saúde acedam à ficha individual de vacinação, a partir de qualquer unidade, podendo o cidadão consultar e imprimir o seu Boletim de Vacinas digital.
Vacinação contra o Sarampo
O sarampo pode ser uma doença grave.
Aproxima-se a Primavera e o Verão, período em que existem mais pessoas a circular pelo que o risco de contrair a doença é maior.

Assim, a Direção-Geral da Saúde recomenda que verifique o Boletim de Vacinas. Se necessário, vacine-se e vacine os seus. A vacinação é gratuita.

O esquema vacinal recomendado no Programa Nacional de Vacinação prevê a vacina contra o sarampo, papeira e rubéola (VASPR):
  • 12 meses de idade – 1ª dose ;
  • 5 anos de idade – 2ª dose ;
  • Adultos nascidos em 1970 ou depois, que nunca tiveram a doença nem foram vacinados contra o sarampo – 1 dose. 
imagem
Em 2017, foram notificados na Europa mais de 14.000 casos de sarampo, triplicando o número de casos registados no ano anterior. O sarampo é uma das infeções mais contagiosas podendo provocar doença grave ou mesmo a morte. Atualmente, em alguns países europeus, continuam a verificar-se surtos de sarampo,
em crianças e adultos.

A vacinação é a única forma de evitar o sarampo.

A vacinação contra o sarampo é efetuada, gratuitamente, nas unidades de saúde do SNS – Consulte as Unidades de Saúde mais próximas de Si no Portal SNS.
Sabia que...

Os estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário devem comunicar aos delegados de saúde coordenadores do respetivo Agrupamento de Centros de Saúde da área de abrangência do estabelecimento escolar os alunos no respetivo estabelecimento que não se encontrem com a vacinação recomendada atualizada, de acordo com o Programa Nacional de Vacinação.

Esta medida visa a promoção do aconselhamento e esclarecimento adequados, bem como uma sensibilização para os benefícios desta política de saúde pública, quer pelas estruturas da educação, quer da saúde.

No âmbito do Programa SIMPLEX+ Saúde está igualmente em curso a medida “Prova de vacina + simples nas escolas” que permitirá disponibilizar a informação sobre a vacinação dos alunos no ato de matrícula e na sua renovação, integrado com o Escola 360º.
Saiba mais

Determina que os estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário devem comunicar os alunos que não se encontrem com a vacinação recomendada atualizada de acordo com o Programa Nacional de Vacinação.


Estabelece o modelo de governação do Programa Nacional de Vacinação, bem como de outras estratégias vacinais para a proteção da saúde pública e de grupos de risco ou em circunstâncias especiais.
Perguntas e Respostas sobre Vacinação
Esclareça as suas dúvidas, consulte a área de Perguntas e Respostas sobre Vacinação da Direção-Geral da Saúde.
imagem
Em caso de dúvidas, contacte o SNS 24 através do número 808 24 24 24.
imagem

segunda-feira, 19 de março de 2018

Exposição itinerante - "Afetos e Educação para a Sexualidade"

A sexualidade é parte integrante da vida do indivíduo e é fundamental que seja vivida de forma feliz e saudável.

Melhorar a literacia em saúde e promover valores e atitudes positivas face à sexualidade são finalidades essenciais da exposição itinerante "Afetos e Educação para a Sexuialidade", apresentada pela editora Santillana  em parceira com o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE).

A exposição tem o nome de PRESSE PAPER, por analogia a peddy-paper, é uma iniciativa de complemento curricular PRESSE e consistirá num percurso dedicado à sexualidade. Com esta atividade dinâmica e interativa, os(as) alunos(as) têm a oportunidade de conhecer e compreender conteúdos relacionados com a vivência saudável, segura e responsável da sexualidade.

Os conteúdos são da responsabilidade do PRESSE e estão de acordo com o modelo preconizado pelo
mesmo, com o referencial de Educação para a Saúde da Direção-Geral da Educação e com a Lei 60/2009 — Educação Sexual em Meio Escolar, entre outros documentos científicos/orientações de Educação Sexual.

Esta iniciativa complementa um trabalho sustentado em contexto de sala de aula e nunca poderá ser utilizado como uma resposta para a educação sexual por si só.







terça-feira, 13 de março de 2018

16 de março - Dia Mundial do Sono 2018

No dia 16 de março comemora-se o Dia Mundial do Sono, data com a qual se pretende sensibilizar a população para a importância do sono na saúde e bem-estar e ainda alertar que a qualidade de vida dos que têm perturbações do sono pode - e deve - ser melhorada.

Dia Mundial do Rim de 2018


Os alunos do 6º ano participaram numa sessão de sensibilização sobre a importância dos nossos rins, dinamizada pela Enfermeira Olga Sousa, que trabalhou muitos anos no serviço de Nefrologia, no Hospital do S. João, neste momento encontra-se a trabalhar na Clinique Cecil, em Lausanne (Suíça).






Por coincidir com o Dia da Mulher o tema para a campanha do Dia Mundial do Rim de 2018 é: "A Mulher e a Doença Renal - Incluir, Valorizar, capacitar".